sexta-feira, 12 de julho de 2013

Em mais um dia de protestos em Natal, diversas pessoas foram às ruas

Dia Nacional de Luta: RIO GRANDE DO NORTE 
11/07/2013
Em Natal, manifestação teve adesão dos professores da rede pública 

De acordo com o comandante da PM do Estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a estimativa é que aproximadamente oito mil pessoas participaram da mobilização na zona Sul de Natal e o clima é de paz. Os organizadores dos atos ainda não divulgaram número de manifestantes. 

As escolas municipais e estaduais em Natal estão sem aulas. De acordo com o Sindicato os Trabalhadores da Educação (Sinte), Fátima Cardoso, a tendência é que as aulas previstas para o turno da tarde desta quinta-feira (11) também sejam comprometidas devido à adesão dos professores ao Dia Nacional de Lutas. No entanto, as escolas deverão repor as aulas no calendário.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, nenhum diretor foi autorizado a fechar as escolas.. Em levantamento no fim da manhã, a I Diretoria Regional de Ensino (Dired) disse que cerca de 40% das escolas não funcionaram durante a manhã.

A assessoria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) informou que 60% funcionaram normalmente, mas que hoje era dia de aplicação de provas e que, por isso, o horário já foi reduzido.

ÔNIBUS

Os ônibus vão continuar com frota reduzida durante toda esta quinta-feira (11) mesmo após o fim da manifestação. Segundo informação do diretor de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), Rogério Leite, o efetivo é o mesmo que de um final de semana. "A frota foi reduzida porque a demanda na rua foi baixa e além disso, alguns motoristas não conseguiram chegar ao trabalho", explicou.

Algumas empresas como a Guanabara, retiraram durante um certo período de hoje, todos os ônibus durante a manifestação. Igualmente aconteceu com as linhas 37, 42 e 44, que retornaram as atividades nesta tarde.

Com informações da Tribuna do Norte

BENEFÍCIO - Projeto que anistia policiais e bombeiros grevistas é aprovado pelo senado
Diversos senadores chamaram a atenção para a necessidade de aprovação de um projeto de lei que regulamente definitivamente o direito de greve no serviço público 

DA REDAÇÃO - JORNAL O TEMPO - 11/07/2013

O plenário do Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (11) o projeto de lei que concede anistia a bombeiros e policiais militares que fizeram greve e participaram de movimentos reivindicatórios entre 1997 e 2011.

De acordo com o texto, serão beneficiados os policiais e bombeiros dos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e do Tocantins, além do Distrito Federal.


Diversos senadores chamaram a atenção para a necessidade de aprovação de um projeto de lei que regulamente definitivamente o direito de greve no serviço público.
O senador Humberto Costa (PT-PE) chamou a atenção para o fato de policiais trabalharem armados, o que poderia ser um risco em casos de movimentos reivindicatórios. Para ele, os casos que estavam sendo anistiado deveriam antes ser discutidos com os governadores. O projeto, no entanto, foi aprovado em votação simbólica e seguiu para sanção presidencial.

Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário