sexta-feira, 19 de julho de 2013

Nova febre das academias de Natal mistura dança e ginástica para eliminar 500 calorias por hora

À primeira vista, pode até parecer uma festa, algo como uma grande balada, em que muitas pessoas dançam diferentes ritmos de música. No entanto, a nova onda chamada Zumba Fitness chega a Natal com a promessa de eliminar até 500 calorias em apenas uma hora, de uma forma simples e muito bem humorada. Criando “festas de fitness”, as aulas de Zumba reúnem ritmos internacionais e coreografias fáceis de acompanhar, resultando em um


exercício físico completo e eficaz. Uma aula combina atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografia, desta forma os alunos não percebem que estão fazendo esforço. Entre os ritmos que compõem uma apresentação estão o hip hop, o pop, o rap, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton. Ritmos locais como axé e forró também são incorporados à dança.

A Zumba consiste em uma aula que reúne o ritmo da aeróbica com a cadência contagiante de músicas latinas. Na essência, a aula não é tão diferente de outras invenções que, de tempos em tempos, invadem as academias. Os primeiros dez minutos lembram a aeróbica e ginástica localizada, embora a música seja diferente. Trabalham-se muito as pernas e a contração abdominal. Depois, entram passos de danças latinas, como salsa e merengue. E é preciso um bom preparo físico para aguentar o ritmo. De fato, queimam-se cerca de 500 calorias durante os 60 minutos de duração, o equivalente a uma aula de jumping, por exemplo.

A aula de Zumba é também um exercício aeróbico, pois tem ação sobre o sistema cardiovascular. Além disso, contribui para o e fortalecimento dos glúteos, pernas, braços, tonifica o corpo de maneira geral. A dança ativa a sensação de bem estar porque também tem passos de danças animados. “Zumba é um estilo de vida. Não se restringe unicamente a aula. Em um primeiro contato pode imaginar que é apenas uma dança, mas a ideia é dançar, exercitar-se numa festa”, destacou Andressa Guimarães, educadora física.

Para a professora de Educação Física da academia Platinum, Andressa Guimarães, o sucesso do programa está na facilidade com que o aluno consegue acompanhar os passos. “Diferente de muitas aulas de dança, que são extremamente complexas, a modalidade foi criada justamente para que qualquer pessoa, independente de conhecer ou não as coreografias base, consiga executar”.

A professora considera que a Zumba é um exercício “disfarçado” porque a pessoa está se divertindo. “O aluno não está tão preocupado em acertar os passos, além do que, não é uma aula em que se ensina a dançar. O professor indica os lados que o aluno deve ir e pronto. Não existe muita exigência em relação à técnica e deixamos o aluno muito livre, pois ele não tem que acompanhar os passos e encorajo os alunos a seguir a dança de forma livre dentro de sua essência. As pessoas suam, pulam, fazem agachamento e nem percebem, envolvidas com a dança e com a música, com a ideia da festa em si”.

Andressa Guimarães destaca que não há restrição de idade ou condicionamento físico para participar da aula. “Trata-se de uma modalidade de aula aeróbica que reúne ginástica e dança. O objetivo maior é a queima calórica e a tonificação muscular. O programa tem característica de intensidade moderada, composto por movimentos amplos feitos com o corpo todo”, destacou a professora Andressa Guimarães.

Uma aula de Zumba promete combater o estresse, auxiliar no emagrecimento e melhorar o condicionamento físico. “Muitas vezes o aluno não percebe que está fazendo esforço e, com isso, trabalha de forma eficaz membros inferiores, glúteos e quadril. Por ser uma modalidade que tem como mote vivenciar uma situação de festa, com músicas de cantores que fazem sucesso no momento, a Zumba faz com que o aluno aumente sua motivação. E essa mesma motivação é que o levará permanecer mais tempo em atividade física, queimando mais calorias”, acrescenta Andressa Guimarães.

A ideia, segundo a educadora física, é que as pessoas façam de duas a três vezes por semana, intercalando com o trabalho de musculação. Desta forma, o aluno terá um resultado mais completo porque não estará exercitando apenas a parte aeróbica. Sem qualquer tipo de contraindicação, Andressa apenas reforça uma atenção aos cuidados necessários caso se tenha qualquer tipo de lesão no joelho, tornozelo e quadril. “Antes de tudo, consulte um profissional. Esse tipo de aula normalmente mexe muito com as articulações”.

O programa Zumba foi criado pelo colombiano Beto Perez na década de 1990, em sua cidade natal, Cali. Em uma aula de aeróbica, Beto percebeu que estava sem os CDs que costumava usar como trilha sonora. No improviso usou fitas que levava na mochila, com músicas de salsa e merengue. Ainda sem saber, acabaria de criar ali um novo tipo de dança e atividade física. Presente em mais de 185 países e com 14 milhões de adeptos, a Zumba Fitness investe em seu crescimento no Brasil.

A artista plástica Helena Keller sempre foi adepta às práticas esportivas. Na academia, ela participa de duas danças, além de musculação e alongamento. Desde o surgimento da Zumba na academia, há aproximadamente oito meses, Helena não perde uma aula, que acontece uma vez por semana.

“A professora é o máximo. E a Zumba, além de ser uma aula alegre, onde colocamos tudo pra fora, através desses exercícios que são bons, a dança também faz bem para a alma. É uma coisa que me deixa leve, alegre. Recomendo para qualquer idade e sempre gostei de academia. Faço tudo aqui, mas o que mais gosto é a Zumba. Para mim, a pessoa dançar aflora a espiritualidade. São duas coisas que considero importante: manter o corpo bonito e saudável e o espírito elevado e a Zumba me proporciona isso”, destacou a aluna e artista plástica.
Fonte:Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário