domingo, 4 de agosto de 2013

'Pai solteiro', universitário do Sul do RJ cuida sozinho de bebê de 2 meses

César Augusto, de 22 anos, diz que cada noite perdida vale a pena.
Primeiro Dia dos Pais é de grande expectativa para toda a família.

César Augusto, de 22 anos, diz que cada noite perdida vale a pena. (Foto: César Augusto/Arquivo Pessoal)
“Tem dois meses que não sei o que é uma noite inteira de sono”, brincou o pai de primeira viagem, César Augusto Dias Rosa, de 22 anos, morador de Barra Mansa (RJ). Mas apesar da nova rotina, a última coisa que o novo papai pensa é reclamar. “Vale a pena. É normal dos bebês trocar a noite pelo dia. É verdade que tem vezes em que você está cansado, com compromissos para o dia seguinte, e quando ele dorme e eu finalmente fecho os olhos, ele chora. Mas o desânimo é só por 30 segundos. Logo pego ele, vejo aquele rostinho, aquele sorriso banguelo, não tem como resistir”, disse.

Aos dois meses, o pequeno Heitor passará o primeiro Dia dos Pais ao lado de César. O momento é de grande expectativa para o papai de primeira viagem. “Na verdade, a ficha ainda não caiu muito bem, mas acho que será especial, como tem sido todos os momentos ao lado do meu filho. Só espero aproveitar bastante porque sei que essa fase passa rápido”, contou.

Depois de um relacionamento curto, César descobriu que seria pai no final de 2012. “A mãe não tinha condições de ficar com o Heitor por questões particulares, e então eu teria que ficar com a guarda e a total responsabilidade sobre ele”, contou.

Apoio familiar

Apesar das dificuldades e do medo, César diz que nunca pensou em não assumir o filho. “Com a ajuda da minha mãe enfrentei a situação com fé e assumi total responsabilidade. Em momento algum passou pela minha cabeça pedir para ela abortar. Heitor é um presente de Deus para mim. Ele não pediu para estar nesse mundo. Quero criá-lo da melhor maneira que puder, com todo carinho, atenção e amor”, 

explicou o jovem.

No último ano da faculdade de Direito, o jovem está se preparando para o Trabalho de Conclusão de Curso e para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para conseguir conciliar todas as tarefas, César recebe apoio incondicional de sua mãe. “É um trabalho enorme, se não tivesse o apoio da minha mãe, não seria possível continuar com meus estudos e cuidar do Heitor. Minha família toda dorme e acorda por conta dele. Ainda sinto medo, mas tenho procurado fazer tudo da melhor maneira possível”, disse.

Para a mãe de César, Maria Inês, de 50 anos, que trabalha como pedagoga, o sentimento é de orgulho. “A gente sempre cria os filhos falando de valores e nem imagina que eles realmente entenderam. A atitude que meu filho tomou, de assumir uma paternidade aos 21 anos, sendo universitário e estagiário, é motivo de imenso orgulho para mim”, contou Inês.

Ela também garante que César tem desempenhado bem a função de pai. “Meu filho é um super pai: protetor, preocupado, e em busca de um futuro brilhante em prol do seu pequeno Heitor. Faria tudo o que estou fazendo por ele de novo, pois meu filho é digno de tudo isso”, disse.

César garante que tenta se esforçar para acompanhar todas as fases de Heitor, e diz que realiza todas as tarefas com prazer. “Quando vejo algum pai falando que só deu banho no filho com 6 meses porque tinha medo ou que quando ele começava a chorar mudava de quarto, me sinto orgulhoso de saber que sempre dei banho no Heitor, passo todas as noites com ele, troco fraldas... Sinto que faço tudo ao meu alcance e que meu filho terá orgulho de mim”, disse o pai de primeira viagem.

Primeiro Dia dos Pais é esperado com expectativa (Foto: César Augusto/Arquivo Pessoal)
O jovem também conta que cada nova tarefa realizada é um grande aprendizado, mas quando procura dicas pela internet, ainda tem dificuldade. “Passei a ler matérias sobre bebês, meus amigos até brincam comigo quando aparece 'César curtiu a página Diário de bebê'. Tenho me esforçado para fazer o melhor para ele, me informar, entender seus gestos e necessidades, mas a maioria das coisas que você encontra é focado nas mães, é difícil informações para pais solteiros. Estou pensando em até fazer uma página para ajudar pais de primeira viagem, assim como eu”, contou César.

Chá de bebê

Enquanto César esperava a chegada do novo integrante da família também se preocupou com detalhes importantes: o nome e o quarto do bebê! "Heitor foi sugestão de uma tia, e após pesquisar o significado - que se mantém firme, não se abate, resiste e contém o inimigo -, decidi que seria esse. Já o quarto dele foi montado junto com o meu", disse.
Quase 100 pessoas participaram do Chá de Bebê
(Foto: César Augusto/Arquivo Pessoal)
Para celebrar a espera do filho, César também decidiu organizar um Chá de Bebê junto com os amigos. “Resolvi juntar meus amigos nesse momento tão especial e fazer um chá de boas vindas. Falei com eles e minha família, e todos adoraram a ideia. Juntos, me ajudaram a torná-la realidade”, contou. Durante a festa, sua mãe Maria Inês resolveu fazer uma surpresa, agradecendo o apoio de todos e falando sobre seu orgulho com a atitude do filho.
“Foi um dia muito especial na minha vida e eu nunca vou esquecer. Quase 100 pessoas compareceram no chá do Heitor, foi realmente emocionante. O momento mais intenso foi quando minha mãe leu um texto que escreveu para todos os convidados. E, logo após, meus amigos me surpreenderam com um carrinho, uma banheira e um bebê conforto”, lembrou César.

Presente de Deus
Durante a gravidez César contou que acompanhou todos os exames do pré-natal, e o dia do nascimento do Heitor foi de grande surpresa. “Ele nasceu exatamente no dia 16 de maio, data em que perdi um grande amigo em um acidente de carro. Ele foi um presente de Deus para mim”, disse.

Heitor foi morar com César dois dias após o nascimento. Desde então, eles nunca se desgrudaram. “Ainda tenho medo do futuro. Às vezes, me sinto cansado e desacreditado, mas basta pegar ele no colo 3 minutos que todos os problemas somem. Espero poder passar para ele tudo que meus pais me passaram, meus conceitos de vida, educação, caráter, responsabilidade. Espero poder dar todo amor, carinho e dedicação que ele merece, para que ele seja um bom homem e possa ser o que quiser ser”, concluiu César.
Nome do pequeno Heitor foi sugestão da tia (Foto: César Augusto/Arquivo Pessoal)
Fonte: Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário