sábado, 17 de agosto de 2013

Polícia britânica diz avaliar novos dados sobre morte de Diana

A polícia de Londres disse neste sábado estar apurando possíveis novas pistas relacionadas às mortes da princesa Diana e de seu namorado Dodi Al Fayed, ambos vítimas de um acidente de carro em Paris, em 1997.

A 'credibilidade e a relevância' das pistas recém-recebidas ainda estão sendo avaliadas por um comando especial, segundo os policiais - que agregaram que isso não significa a reabertura das investigações sobre o caso.

'(As mortes) já foram cuidadosamente investigadas e examinadas' por um inquérito prévio levado à Justiça londrina, diz o comunicado da Polícia Metropolitana.

Não há detalhes sobre quais as novas informações sob escrutínio.




Teorias e 'negligência'

Segundo o comunicado policial, a apuração atual tampouco está relacionada à chamada 'Operação Paget' - investigação das suspeitas de que Diana e seu namorado teriam sido assassinados, teoria endossada na época pelo pai de Dodi, Mohamed Al Fayed.

A operação concluiu em 2006 que as teorias eram infundadas. Dois anos depois, um inquérito sobre o caso concluiu que o casal foi morto por conta da 'grosseira negligência' de seu motorista, Henri Paul, também morto no acidente.

Paul estaria bêbado enquanto dirigia, e os ocupantes do carro não estavam usando cintos de segurança.

Diana, ex-mulher do príncipe Charles e mãe dos príncipes William e Harry, tinha 36 anos na época de sua morte.

Ela, Dodi e Paul estavam em uma Mercedes alugada que colidiu com um pilar em um túnel parisiense. O casal havia acabado de sair de um hotel na cidade e tentava escapar de paparazzi que os seguiam de moto.

O único sobrevivente do acidente foi o guarda-costas de Dodi, Trevor Rees-Jones.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário