quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Servidores municipais da saúde realizam ato público na Maternidade das Quintas



18 de setembro de 2013

Após resposta negativa da prefeitura, categoria se prepara para uma paralisação no dia 1 de outubro

Os servidores da saúde do município de Natal realizarão um ato público amanhã (19), às 8h, na Maternidade das Quintas (Rua dos Paiatis, Alecrim). A atividade faz parte do calendário de lutas da categoria, que está promovendo um ato público toda quinta-feira, em uma unidade de saúde. O primeiro protesto aconteceu no dia 5 de setembro, no Hospital dos Pescadores. Na semana passada, dia 12, foi a vez do CAPS Norte.

A escolha da unidade desta semana se deu a partir do pedido dos próprios servidores da maternidade, que já se comprometeram a comparecer em peso ao ato. Eles reclamam da estrutura física da maternidade, que tem vários focos de mofo nas paredes, inclusive no centro obstetrício e na copa, onde os servidores fazem as refeições. Também há vazamentos nos banheiros e falta de refrigeração adequada nas salas de parto.

No dia 9 de agosto, o Sindsaúde-RN solicitou uma audiência com o secretário municipal de saúde, Cipriano Maia, para tratar exclusivamente da Maternidade das Quintas. Junto ao pedido de audiência, o sindicato encaminhou um relatório ilustrado com fotos (arquivo anexo), evidenciando a realidade da maternidade. Mesmo assim, a audiência ainda não aconteceu.

Os servidores municipais estão em campanha salarial e pedem reajuste de 27,08%, referente a dois anos sem aumento. Na segunda-feira (16), o prefeito Carlos Eduardo recebeu o Sindsaúde, o Sinsenat e o Sindas em audiência, para responder aos pontos da pauta de reivindicações dos servidores. O prefeito e os (as) secretários(as) de Saúde, Planejamento e Administração alegaram uma crise orçamentária, que não permitiria o reajuste nesse ano.

“Como se já não bastassem os problemas crônicos que a rede municipal enfrenta, como as péssimas condições físicas e a falta de medicamentos, ainda temos que enfrentar o não reajuste salarial. Inclusive a Secretaria Municipal de Saúde também resolveu aumentar o número de plantões da enfermagem, que antes era de 10 e agora passou para 12. Cada vez mais os servidores saem prejudicados com essa situação”, explica Célia Dantas, diretora do Sindsaúde-RN.

Após o encontro com o prefeito, a categoria – em clima de revolta por causa da resposta negativa do prefeito - se reuniu em assembleia na mesma tarde e aprovou um dia municipal de luta, com paralisação das unidades de saúde e uma passeata até a prefeitura, no dia 1º de outubro.

“Até lá, vamos percorrer as unidades, realizando reuniões com os servidores, mobilizando para que todos parem no dia 1º. Só assim conseguiremos pressionar o governo e arrancar o nosso direito”, completa Célia.

Autor: Comunicação Sindsaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário