domingo, 6 de outubro de 2013

Marcos do Psol: “O prefeito Carlos Eduardo Alves não terá coragem de vetar o Passe Livre”

Sugere ainda o vereador Marcos Antonio, que
 para subsidiar o projeto o prefeito de Natal
 poder fazer convênios com os governos 
estadual e federal. Foto: Divulgação
O vereador Marcos Antonio, do Psol e da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Natal, avalia que o prefeito Carlos Eduardo poderá resistir para sancionar os projetos do passe livre e da quebra do monopólio dos permissionários (Seturn) sobre a comercialização das passagens e controle sobre a gratuidade, mas, segundo ele, “o prefeito não terá coragem de vetar as matérias porque são de grande alcance social e consequentemente de interesse da coletividade”.

Para que não aconteça o veto dos dois projetos (Passe Livre e quebra do monopólio dos permissionários), por parte do prefeito de Natal o vereador do Psol conclama os estudantes a iniciar uma vigília em frente à Prefeitura exigindo a sanção dos projetos, considerados por Marcos Antonio, da maior importância para a população natalense. Questionado sobre a viabilidade econômica do projeto Passe Livre, o vereador do Psol esclarece que mesmo gerando uma despesa entre 28 a 35 milhões de reais por ano, a Prefeitura tem como buscar alternativas. “Sugiro que a Prefeitura diminua, por exemplo, os gastos com propaganda e cargos comissionados”.

Sugere ainda o vereador Marcos Antonio, que para subsidiar o projeto o prefeito de Natal poder fazer convênios com os governos estadual e federal. Perguntado se o projeto é inconstitucional, o vereador do Psol diz não acreditar, já que os vereadores estão indicando fontes para financiamentos. “Além do mais”, completou Marcos, “a margem de lucro dos empresários de transporte coletivos, que é de 20 a 30 por cento, poderá ser diminuída para fazer face as despesas”, observa.

Sobre a possibilidade dos vereadores da base aliada mudar o voto, aprovando o possível veto do prefeito Carlos Eduardo, Marcos do Psol diz ser uma “temeridade”, já que segundo ele, poderão ser rejeitados pela população e chamados de “integrantes da bancado do Seturn”.

Vereadores querem mobilização para Passe Livre ser sancionado

O projeto “Passe Livre” foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à última sessão na Câmara Municipal de Natal, inclusive com votos favoráveis dos vereadores que compõem a bancada situacionista. Informa-se que logo após saber o resultado da votação o prefeito Carlos Eduardo teria telefonado para integrantes da bancada reclamando o posicionamento de cada um favorável ao projeto, evidenciando que vetará o projeto com o argumento de que a Prefeitura não tem condições de arcar com a despesa.

Na oportunidade, vários vereadores pronunciaram-se favoráveis e justificaram o voto, inclusive integrantes da bancada do prefeito. Um deles foi o vereador Ubaldo Fernandes, do PMDB. Disse ele: “O projeto é importante para a sociedade. Espero que seja sancionado pelo Poder Executivo. Rafael Motta, do PROS, destacou a aprovação do projeto, mas diz ter dúvidas da sua sanção pelo prefeito de Natal, enquanto Paulinho Freire, também do PROS, considerou o projeto “um avanço”. Paulinho elogiou o posicionamento favorável do presidente da Casa, vereador Albert Dickson. “É uma conquista da sociedade e uma demonstração de independência”, resumiu Paulinho Freire.

O vereador Sandro Pimentel, do Psol, destacou o interesse do presidente Albert Dickson na aprovação do projeto Passe Livre e conclamou os estudantes a pressionar o prefeito para sancionar o projeto, enquanto a vereadora Amanda Gurgel, autora do projeto, disse que os vereadores deram uma demonstração de independência. (JP)

http://jornaldehoje.com.br/marcos-do-psol-o-prefeito-carlos-eduardo-alves-nao-tera-coragem-de-vetar-o-passe-livre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário