quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Para TCU, obras serão um transtorno na Copa do Mundo em Natal

 
O Tribunal de Contas da União (TCU) verificou a regularidade da concessão de financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF) para as obras de mobilidade urbana em Natal, relacionadas à Copa do Mundo de Futebol de 2014. O foco da fiscalização foram os primeiros desembolsos realizados pela Caixa, para atender as obras de integração do aeroporto com a Arena das Dunas e da Arena com o Setor Hoteleiro. O valor total financiado é de R$ 293 milhões.

A obra está prevista para ser realizada em três lotes. A primeira meta compreende desvios de tráfego e, segundo o relatório do TCU, já está licitada e contratada. Os serviços foram executados em meados de 2012 e, desde então, nenhuma outra obra foi realizada. O município está concluindo o processo licitatório dos outros dois lotes.

Segundo o TCU, os projetos têm sofrido mudanças sucessivas e existem pendências em relação a desapropriações e questões ambientais. De acordo com o relator do processo, ministro Valmir Campelo, esses fatos não dão certeza do término do empreendimento antes da Copa. “O risco é de a competição iniciar com canteiros de obras em pleno ambiente urbano, obstando o livre fluxo de pessoas durante o mundial”. O município sustenta que entregará as obras até maio de 2014.


FONTE: ROBSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário